free counters

Seguidores

sábado, 14 de janeiro de 2012

“Eu visto a camisa da EBD. E você”?



   Foi com esta sugestiva e reflexiva frase  interrogativa que o superintendente da Escola Bíblica Dominical da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Viçosa Alagoas, convocou o corpo docente para a primeira reunião do ano 2012 nesta sexta-feira(13). Abordando o Tema gerador “Como melhorar a Escola Dominical”, a reunião transcorreu num clima por demais reflexivo e informativo e sobretudo espiritual. A leitura bíblica foi feita na carta do Apóstolo Paulo aos Romanos 12:6-7. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada... Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Uma edificante reflexão foi feita com o s presentes no que diz respeito a dedicação ao ensino na Escola Dominical. Discorrendo sobre o significado da palavra dedicação disse o superintendente: “dedicação é empregar afeto ou sacrifício a alguém ou alguma coisa; é oferecer todo serviço; é destinar atenção; é aplicar-se ; é consagrar-se". Enfatizou o líder. Assim sendo está sobre cada professor ou qualquer um que compõe a Escola Bíblica a tamanha responsabilidade de assim  fazer, visando a qualidade de ensino para os nossos alunos e a melhoria da EBD como todo” finalizou o superintendente. Sequenciando a pauta, o Dc. Sávio André Martins ( vice-superintendente), levou aos professores uma riquíssima apresentação sobre as técnicas da comunicação. “Foi por demais proveitosa essa palestra, disse o Dc. Marcos Antônio professor da classe de senhores. Precisamos sempre desses momentos” concluiu o professor. Ao término da proveitosa reunião interrogou o superintendente: “Vocês estão  dispostos a vestir a camisa da EBD”?   Todos com em só voz responderam “Amém!!!!!!!

COMO MELHORAR A ESCOLA DOMINICAL
 
       Objetivando proporcionar um bom desempenho para a  EBD da nossa igreja, bem como apresentar a relevância do assunto ao amado leitor, apresentaremos  o tema supracitado.
     Para uma melhoria da Escola Bíblica Dominical se faz necessário três pontos de suma importância:
1- Querer melhorar - Vontade de fazer
   Não se faz nada se não tivermos vontade de fazer. È necessário sentirmos o prazer de vermos a nossa escola melhor. Aquele que faz parte da Escola bíblica precisa ser envolvido com esse projeto.

2- Poder melhorar – Condições impostas
    Algúem ja disse: "Para melhor educar, vamos estruturar." Para que nossa escola desempnehe o papel no contexto ensino-aprendizagem da palavra de Deus, se faz necessa´rio que a estrutra seja de uma condição a altura. Indiscutivelmente precisamos que tais  condições estejam patentes. As nossas igrejas  investem em templos suntuosos, inúmeros congressos, festividades e mais festividades. Não é que tais eventos não venham trazer resultados, amo e abraço todos os eventos realizados na minha igreja, contudo, eu ainda  vejo a Escola Bíblica como o maior investimento.  Disse o Pr. Antônio Gilberto: “O governo não investe em cidadãos que terão vidas tão curtas?  Será que não vale a pena investir em vidas que durarão a eternidade”?  

    Mediante o exposto, vale ressaltar que precisamos como nunca investir nas estrutaras dos nossos templos afim de melhor atender a nossa Escola Dominical, pois é a maior escola teológica gratuita do mundo.

3- Saber melhorar – Estratégias usadas
Depois que o membro da EBD foi envolvido com a vontade de fazer, as condições necessárias lhe foram dadas, agora Ele vai  usar das estratégias possíveis a fim de ver sua classe, sua escola como todo num patamar desejado.

ANALISANDO A REALIDADE VIVIDA

Analisar a realidade em que está inserido, é fator imprescindível para aquele qum deseja ver um plano de crescimento para sua escola. A saber:
 
Como está a minha classe?
a- Como está Freqüência?
b- Como está a minha pontualidade?
c- Como está a aprendizagem dos meus alunos?
d- Como os alunos estão me avaliando?

ESTRATÉGIA PARA O PLANO DE CRESCIMENTO
 
Investindo na Escola Dominical
a-  Elaborando um programa de visitação
b-  Aderindo métodos criativos
c-  Elaborando projetos
d-  Planejando as ações
e-  Enviando cartas-convites para os faltosos
f-  Promovendo  Campanhas contínua de matrículas

Conclusão  
    Amados irmão e irmãs amantes  de Escola Bíblica, que cada um de nós venhamos continuar sendo envolvidos e investindo na maior escola teológica do mundo – A Escola Bíblica Dominical.

Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Viçosa Alagoas
Escola Bíblica Dominical
Evangelizando, Ensinando e Transformando Vidas.

Pb. Efigênio Hortêncio de Oliveira
Superintendente
 

5 comentários:

  1. parabéns pela felicidade que teve sobre esse assunto,vou adota-lo em minha igreja.Quem fala é o presbítero José antônio,de Rio largo-Al.Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Grato pela visita amado, bem como pelo comentário.
    Fica na paz!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. amei a idéia vou usá-lo em minha igreja.....tenho fé que vai fucionar.....abração....Miss Rosangela de colatina-ES

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa desta postagem! Muito me auxiliou, que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa desta postagem! Muito me auxiliou, que Deus os abençoe!

    ResponderExcluir