free counters

Seguidores

quinta-feira, 5 de julho de 2012

UPA Viçosa é a primeira a entrar em funcionamento em Alagoas


A solenidade de inauguração trouxe à cidade o governador Teotonio Vilela e o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Toledo, entre outras autoridades.
UPA Viçosa é a primeira a entrar em funcionamento em Alagoas
Viçosa sai mais uma vez na frente e torna-se o primeiro município alagoano a ganhar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A solenidade de inauguração, na manhã desta quinta-feira (5), trouxe à cidade o governador Teotonio Vilela Filho; os secretários de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, e de Infraestrutura, Marco Fireman; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Consems) e secretário municipal de Saúde de Quebrangulo, Pedro Madeiro; prefeitos e ex-prefeitos e secretários de Saúde de cidades vizinhas.
Na ocasião, o governador Teotonio Vilela, o secretário Alexandre Toledo, o prefeito Flaubert Filho e a secretária Sônia Moura assinaram o termo de cessão de uso da estrutura física e entrega dos equipamentos à Prefeitura de Viçosa, marcando a abertura oficial da unidade. A UPA foi construída com recursos do governo federal, na ordem de R$ 3,1 milhões, e contrapartida do Governo de Alagoas.
A solenidade foi marcada por homenagens ao médico viçosense David Disraeli Torres, irmão do ex-prefeito Flaubert Torres, falecido no ano passado, e à secretária Sônia Moura, pela passagem de seu aniversário e pelo empenho, seriedade e dedicação com que conduz o setor da saúde em Viçosa.
Em nome da família, a médica dermatologista Mônica Torres parabenizou a administração municipal pela inauguração da UPA, ao tempo que agradeceu a homenagem a seu irmão David Disraeli Torres, que dá nome à unidade. “A UPA representa um ganho enorme para a população carente do Vale do Paraíba. Agradeço a homenagem a meu irmão, que durante muito tempo atuou na área de pronto atendimento, não só em Maceió, como também no Rio de Janeiro e em São Paulo.A Prefeitura está de parabéns!”.
A UPA Viçosa já está em funcionamento desde as 13 horas desta quinta-feira e passa a ser referência em urgência e emergência no Vale do Paraíba. Sua localização garante mais agilidade e eficácia ao atendimento à população usuária, diminuindo o tempo e a distância na prestação de socorro à população. A unidade, que dispõe de laboratório e aparelhos de eletrocardiograma e Raio-X e leitos de observação, servirá de intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (USBs) e o Hospital Municipal, de acordo com a complexidade dos casos.
“Esse dia vai ficar para a história de Viçosa. A data representa um marco no serviço de prontoatendimento no Estado. Quem sai fortalecida é a população usuária dos nove municípios que compreendem a 4ª Região de Saúde de Alagoas. São mais de 132 mil beneficiados. Parabéns à administração municipal pelo empreendedorismo e visão de futuro, que fizeram com que o sonho se tornasse realidade”, disse a secretária Sônia Moura. “A parceria dos governos federal, estadual e municipal é imprescindível para fortalecer a gestão regional de saúde e garantir o acesso de qualidade e com atendimento humanizado”, completou.
A descentralização do atendimento em saúde, tendo Viçosa como referência, e o fortalecimento da atenção básica nos municípios foram evidenciados nos discursos das autoridades presentes à inauguração. A exemplo do ex-prefeito Flaubert Torres, defensor incansável do modelo alemão de gestão compartilhada e melhor distribuição de renda entre os entes federados e divisão de responsabilidades entre os poderes.
As opiniões foram unânimes na defesa de maiores investimentos federais não só no setor de saúde, mas em todas as áreas, para evitar a estagnação e o colapso das administrações municipais, como definiu o prefeito Flaubert Filho, ao ressaltar a importância da descentralização da saúde como forma de garantir serviços de mais qualidade à população. “Como prefeito fico feliz em dizer que a UPA de Viçosa é a primeira a ser inaugurada no Estado”.
Já o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, destacou a importância do fortalecimento da rede como um todo, com mais investimentos no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na regulação de leitos e em programas de atenção básica nos municípios, a exemplo do Programa Saúde da Família (PSF), como forma de desafogar o Hospital Geral do Estado em Maceió e evitar a superlotação dos hospitais.
Em seu discurso, o governador Teotonio Vilela Filho, parabenizou o prefeito Flaubert Filho pelo empenho e o entusiasmo em sempre trazer benefícios para a cidade de Viçosa, a exemplo da UPA, e anunciou outras benfeitorias para a cidade de Viçosa, com o aporte financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
Entre elas, a construção do matadouro público, recuperação e reaparelhamento da maternidade local, inauguração das casas para os desabrigados das cheias, construção da pista de acesso ao povoado Bananal e recuperação de rodovias que ligam os municípios de Chã Preta a Correntes, em Pernambuco, Chã Preta a Santana do Mundaú, Quebrangulo a Palmeira dos Índios e Mar Vermelho a Palmeira dos Índios, todas interligadas a Viçosa.
Após a benção do prédio, com o padre Geison Araújo, e descerramento da placa, a comitiva conheceu as instalações da Unidade de Pronto Atendimento Dr. David Disraeli Torres (UPA Viçosa).

Por Soraya Leite 

Nenhum comentário:

Postar um comentário