free counters

Seguidores

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Pesquisa revela: 61% DOS CRISTÃOS NÃO TESTEMUNHAM DE CRISTO


A maioria dos frequentadores de igreja nos EUA acredita que é essencial testemunhar da sua fé aos não-crentes, mas um grande número de pessoas não está a fazer isso, de acordo com um estudo recente do American Protestants conduzido pela Research LifeWay.
     "Quando se trata de discipulado, os crentes acham que o testemunhar de Cristo aos não-cristãos é o mais difícil", diz o porta-voz da LifeWay, Jon D. Wilke.
     O estudo descobriu que 80 por cento das pessoas que frequentam a igreja uma ou mais vezes por mês, acreditam que têm uma responsabilidade pessoal de testemunhar da sua fé, mas 61 por cento deles não falaram a outra pessoa sobre como se tornar Cristã nos últimos seis meses.
     O projeto de pesquisa  concentrou-se em medir a maturidade espiritual nos indivíduos e revelou oito atributos bíblicos sempre evidentes nas vidas dos crentes maduros. Desses oito, "Testemunhar de Cristo" tem a menor pontuação média entre os participantes de igrejas protestantes, de acordo com a LifeWay.
     Três quartos dos crentes dizem que se sentem confortáveis na sua capacidade de comunicar eficazmente o Evangelho, enquanto 12 por cento dizem que não se sentem confortáveis falando aos outros da sua fé.
     Apesar de uma grande maioria acreditar que é seu dever testemunhar da sua fé e ter a confiança para fazer isso, 25 por cento dizem ter testemunhado da sua fé apenas uma ou duas vezes, e 14 por cento têm testemunhado três ou mais vezes nos últimos seis meses.
     A pesquisa também perguntou quantas vezes eles, pessoalmente, "convidaram uma pessoa sem igreja a assistir a um culto da igreja ou algum outro programa na sua igreja." Quase metade (48 por cento) dos participantes de igrejas respondeu "zero". Trinta e três por cento das pessoas disseram ter convidado pessoalmente alguém uma ou duas vezes, e 19 por cento disseram ter feito isso três ou mais vezes nos últimos seis meses.
     "Muitas vezes tenho escutado que os Cristãos novos são mais ativos no testemunhar da sua fé", disse Ed Stetzer, presidente da LifeWay Research. "Na realidade os Cristãos há mais tempo não têm respostas mais elevadas relativamente ao testemunho de Cristo do que os novos Cristãos. Enquanto os novos Cristãos podem achar natural testemunhar a sua nova experiência, os Cristãos maduros fazemno intencionalmente", disse Stetzer.
     Stetzer disse que acredita que "orar com mais frequência pelo estado das pessoas que não são Cristãs professas é o melhor indicador de mais maturidade espiritual de todo o fator ‘Testemunhar de Cristo."
     Vinte e um por cento dos crentes disseram que oram todos os dias por pessoas que sabem que não são Cristãos professos. Vinte e seis por cento dizem que oram algumas vezes por semana. Um quinto (20 por cento) diz que raramente ou nunca ora pelo estado espiritual dos outros.
     "Se for intencional no testemunho da sua fé, orar pelos outros é uma ótima maneira de começar. Muitas vezes reconhecemos a importância da oração nas pessoas que colocaram a sua fé em Cristo, mas também descobrimos que tem um impacto sobre o que ora", disse ele.
     A LifeWay Research planeia divulgar os resultados de cada um dos oito atributos durante os próximos meses. As conclusões são parte do maior estudo de discipulado, declara a organização.
     Os dados do estudo foram utilizados para desenvolver um questionário para os crentes, chamado Avaliação de Discipulado Transformador (ADT). A avaliação é projetada para ajudar os pastores, igrejas e indivíduos a medir o desenvolvimento espiritual.
     Esta avaliação on-line dá relatórios sobre a maturidade espiritual, utilizando os oito fatores do discipulado bíblico. O ADT também oferece sugestões úteis e práticas sobre os próximos passos apropriados para o desenvolvimento espiritual, diz LifeWay.
     "A Avaliação do Discipulado Transformador não apenas captura a ação literal do testemunhar verbalmente a fé como também mede o quão pronta e disposta a pessoa está em fazê-lo. Enquanto a maioria dos crentes aceita a responsabilidade pessoal de testemunhar a sua fé em Jesus Cristo com os não-Cristãos, muito poucos estão a buscar essas oportunidades", explicou Stetzer.
     Para saber mais sobre a pesquisa do discipulado Transformador visiteLifeWayResearch.com. O ADT está disponível em http://tda.lifeway.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário