free counters

Seguidores

domingo, 28 de setembro de 2014

A Busca pela Beleza - Por Aline Oliveira




                                                                            



A fim de atender aos padrões de beleza ditados atualmente pela sociedade e elite midiática, pessoas recorrem academias, centros cirúrgicos e medicamentos emagrecedores sem nenhuma prescrição médica, pondo em risco a própria saúde.


O culto ao corpo aperfeiçoou-se de acordo com a evolução humana, onde a cultura renascentista foi uma grande idealizadora. É irrefutável dizer que muitos indivíduos têm sido prejudicados com erros cirúrgicos e dietas “ milagrosas”, muitos, procuram tais métodos por insatisfação, medo ou insegurança, ao ver imposto por pessoas influentes um padrão de beleza que superficialmente não se enquadram.


As interferências corporais e cuidados excessivos com a beleza,  não tem sido apenas por necessidade básica estética, mas, sendo usado como objeto único de realização pessoal, sensação essa que facilmente pode desencadear a médio ou longo prazo, distúrbios psicológicos e gerar mais complicações.


É importante ressaltar que jovens e adolescentes já recorrem à  intervenções cirúrgicas a fim de melhorar algo em seu corpo – que ainda está em formação – indicando que tais indivíduos são alvos dessa “ditadura da beleza”, sofrendo distúrbios alimentares e riscos para obtenção do corpo “ideal”.


A manutenção da beleza como prática básica estética deve ser considerada algo normal, desde que não ultrapasse limites nem exagero. É necessário que seja redobrada a atenção e políticas de conscientização como palestras e propagandas publicitárias  no sentido de instruir e assegurar os valores vigentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário