free counters

Seguidores

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Lição do 1º trimestre de 2016: O FINAL DE TODAS AS COISAS - Esperança e Glória para os Salvos


No primeiro trimestre letivo de 2016 estudaremos a respeito de um assunto de suma importância para Igreja nestes últimos dias que antecedem a volta de Cristo: a Escatologia, ou seja, a Doutrina das Últimas Coisas.

Há muito tempo que a Escola Bíblica Dominical não dedicava um trimestre para este importante estudo, que é fundamental para a Igreja, em especial para os dias que estamos vivendo, que nos mostram que a proximidade da vinda de Jesus é muito intensa.

A última vez que tivemos um tema específico sobre a Doutrina das Últimas Coisas foi no 4º Trimestre/2004, sob o tema: “Vem o Fim, o Fim Vem”.

O estudo do primeiro trimestre letivo de 2016 assume uma grande relevância para a Igreja, sendo uma rara oportunidade para reavivarmos entre os crentes o interesse pelas coisas que brevemente hão de acontecer, impedirmos que se apague a chama da esperança da volta de Cristo e, com isso, impulsionarmos os crentes a realizarem a obra deste tempo do fim e se prepararem para encontrar com o seu Senhor nos ares.

No momento da assunção de Jesus, os crentes ficaram perplexos, olhando para cima, vendo Jesus ocultar-se fisicamente entre as nuvens, e de imediato o Senhor mandou dois anjos para lembrar àqueles discípulos que aquele Jesus, que havia acabado de retornar ao Céu, haveria de voltar da mesma forma que havia subido para a glória. Esta foi a mensagem: “varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir” (At 1:11).

Esta prontidão divina em fazer os discípulos relembrarem as promessas de Jesus a respeito da Sua volta revela-nos quão importante é o estudo das profecias bíblicas ainda não cumpridas, daquilo que brevemente há de acontecer, para a vida espiritual de cada cristão.

Com o impacto daquelas palavras, os discípulos encontraram disposição para saírem do monte das Oliveiras e iniciar um período de oração de dez dias no cenáculo (At 1:12,13), dando início, assim, ao trabalho evangelístico que perdura até hoje, quase dois mil anos depois, um trabalho feito sob a perspectiva da volta de Cristo.

Como diz o conhecido hino da Harpa Cristã, “nossa esperança é Sua vinda” (Hino 300 HC). Sem a perspectiva da volta de Cristo, não há esperança para o crente, não há sentido em nossa vida espiritual, a nossa adoração a Deus perde a razão de ser.

Não é, pois, por outro motivo, que o nosso adversário tem procurado, de todas as formas, retirar dos púlpitos as mensagens em torno deste assunto, como também levantado um sem-número de seitas e heresias cujo intento é, de modo prioritário, alterar e distorcer a verdade a respeito da Doutrina das Últimas Coisas, visando, assim, estabelecer um ambiente de confusão e de desesperança entre os crentes.

O tema geral do primeiro trimestre de 2016: “O FINAL DE TODAS AS COISAS – Esperança e Glória para os Salvos”. O comentarista das Lições é o pr. Elinaldo Renovato de Lima.

Fonte: http://luloure.blogspot.com.br

Um comentário: