free counters

Seguidores

domingo, 28 de setembro de 2014

O sábio uso de Energia - Por Aline Oliveira



Por muito tempo o homem pensou que a natureza tinha um poder infinito de recuperar-se, mesmo sendo vítima de fortes explorações feitas pelos mesmos. Infelizmente, o homem se deu por conta tarde demais dos danos que causou, refletindo negativamente em diversos setores, e um deles, o de energia.

O Brasil é abastecido eletricamente em sua maioria por hidrelétricas. As hidrelétricas são movidas à água, e  a falta de chuvas dos últimos meses tem proporcionado um certo grau de dificuldade para os reservatórios, já que diminuiu o nível dos mesmos ocasionando uma ineficiência na produção energética.

A redução de investimento no setor  energético acaba promovendo o desacelerado da água por parte das empresas hidráulicas, deixando de lado as reservas de  prevenção. Desse modo, as chuvas recebem toda carga de preencher os reservatórios – o que dificulta – já que o abastecimento de chuvas vem sofrendo crises.

Será necessário que as termelétricas sejam acionadas, visto que as hidrelétricas não possuem mais o seu forte potencial de natureza. Termelétrica é uma boa solução, mas é válido lembrar que seus recursos não são renováveis e são poluentes. O real seria uma alternativa renovável.


Para que os problemas do setor energético venham a diminuir, se faz necessário uma conscientização eficaz dos indivíduos, a fim de utilizar a energia de forma inteligente não sobrecarregando tanto as hidrelétricas. Assim sendo os resultados seriam positivos e as próximas gerações agradeceriam pela sábia tomada de decisão à tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário